Dedicação, confiança e respeito ao trabalho do outro. Essas palavras podem resumir a relação de amizade entre o fisioterapeuta pessoal e da seleção brasileira Vinicius Castro e Anderson Varejão. O blog Garrafão Rubro-negro fez uma entrevista exclusiva com o fisioterapeuta do pivô do Flamengo que destacou sua parceria com Varejão desde 2014.
Conheci o Anderson na minha primeira passagem pela Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de Madri, em 2014. Depois da competição, comecei a trabalhar com ele exclusivamente. Desde o primeiro dia nós nos entendemos muito bem, hoje formamos uma boa equipe essa parceria só deu certo ao longo desses quatro anos por causa da amizade, da confiança e do respeito.
-Durante aquele período, focamos muito na preparação. O objetivo era aprimorar as capacidades físicas dele, lapidar as qualidades atléticas do Anderson. Focamos na melhoria e na qualidade dos movimentos, na prevenção de lesões e, consequentemente, melhorando o desempenho em quadra. Foram quase dez meses treinando sozinho, sem a rotina de um time, e isso exigiu bastante do Anderson, por que era preciso dedicação e foco. Ele precisava estar pronto para quando se juntasse a uma equipe e quando ele se apresentou ao Flamengo, foi isso o aconteceu, ele precisou de um tempo para ganhar ritmo e entrosamento com os companheiros.
– É sempre muito fácil trabalhar ao lado de profissionais de qualidade. Conheço o Ricardo Machado (fisioterapeuta) desde a época em que eu trabalhava no Minas Tênis Clube. Já o Diego Falcão (preparador físico), desde a época da Seleção Brasileira. Isso, com certeza, facilitou a dinâmica de trabalho no Flamengo. Desde o começo, sentamos quase que diariamente para discutir a melhor estratégia de treinamentos para o Anderson. Além disso, Varejão é um atleta inteligente e que também está em um momento muito bom fisicamente. Essas características facilitaram para que ele pudesse se adaptar às cargas e rotina de treinos no Brasil.
– Diego e Ricardo são profissionais renomados e, especialmente, atualizados. Vejo a fisioterapia esportiva brasileira como uma das melhores do mundo. Temos muita qualidade em nossa formação acadêmica e na prática profissional. Além disso, a SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) é muito forte e proporciona aos profissionais materiais científicos de qualidade e uma série de cursos, palestras e congressos com frequência, o que favorece à melhoria dos profissionais. Tudo isso dá resultado em quadra, com fisioterapeutas e preparadores cada vez mais competentes e preparados e, claro, com atletas melhores fisicamente.
– O jogo contra a Colômbia foi bastante duro fisicamente e Varejão foi muito exigido. Importante ressaltar que ele vem crescendo, está melhor fisicamente a cada dia, e isso é resultado também do trabalho que fizemos para aprimorar a base física. Todo o trabalho de fortalecimento e aprimoramento de movimentos, somados os jogos disputados pela Seleção Brasileira e pelo Flamengo, fizeram Varejão entrar rapidamente em ritmo de jogo. Agora, para os playoffs do NBB, ele vai estar em sua melhor forma no campeonato.
https://globoesporte.globo.com/blogs/garrafao-rubro-negro/post/2018/04/05/vinicius-castro-e-anderson-varejao-uma-parceria-de-sucesso-dentro-e-fora-de-quadra.ghtml
Trabalho durante a Seleção Brasileira 2018